Empreender,  Planejamento

Como definir se o seu negócio é viável?

Vejo muita gente com dúvidas sobre começar o próprio negócio, e percebi que na maioria dos casos a pergunta é:

Será que vai dar certo? 

Se vai dar ou não eu não posso te garantir, mas trouxe uma dica bem bacana pra você estudar a viabilidade! Descobrir se existe uma necessidade e demanda para o seu produto ou serviço!

E pra facilitar levantei 3 pontos chaves para definir se o seu negócio é viável:

Definindo seu plano de negócios passo 1 – O produto.

Descreva com detalhes a sua ideia, o máximo que conseguir, se precisar pesquise para ter ele o mais definido possível, explicando o que ele é, o que ele faz e qual problema ajuda a resolver.

Definindo seu plano de negócios passo 2 – O perfil do cliente.

Como é o cliente ideal para o seu produto? O que ele faz? Do que ele gosta? E como seu produto vai resolver a vida dele? Isso é muito importante pra irmos ao terceiro passo Ok?

Definindo seu plano de negócios passo 3 – Entendendo a demanda!

Antes de continuar o seu plano é muito importante testar se as suas percepções de público e produto estão corretas, então é muito bacana fazer uma pesquisa com pessoas que tenham o perfil que você determinou, pra saber se realmente está tudo alinhado! E se vai existir demanda para o seu negócio.

A parte bacana 🤗da pesquisa é que você pode usar as informações pra ajustar suas ideias de produto e público e entender como vai fazer pra chamar a atenção🙋🙋 na hora que o negócio começar a funcionar.

💡Uma dica pra fazer a pesquisa é que você pode usar formulários do Google🔎 e pedir pra que as pessoas participem, você também pode divulgar em grupos do Facebook que tem este segmento oferecendo um e-book ou outro material legal como recompensa, ou ainda pode pedir para pessoas que você conhece com o perfil do cliente que você definiu (mãe não conta, ok?!).

E se você ainda não decidiu qual será o seu negócio, fiz um post aqui falando sobre como usar uma data comemorativa pra vender!

Ah e lembre-se de definir qual será o seu formato de negócios, se ele vai ser online, físico ou uma mistura dos dois, isso também é interessante colocar nas questões, e se quiser ver mais falei sobre isso aqui!

Bora lá, começar a planejar? Ficou com dúvidas? Escreve aqui👇👇👇

Abraços e até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *